Além do queijo, encontrei, uns belos cogumelos a pedir para serem comidos. Lembrei-me também de um saco de espinafres que a K e o A tinham comprado em promoção ($$$$$) e mais umas coisinhas que iriam dar uma belíssima Lasagne fashion zuchinni – que foi a forma pretensiosa de a K dizer s deus e ao mundo que EU fiz um prato que tem como base a curgete e se inspira na lasagna italiana (sim, que eu também falo línguas!)
Ora vede a lista de ingredientes:
1 ou 2 curgetes (cerca de 1/2Kg
Ervas da Provença
1/2 brie (125g)
Azeite, sal e noz moscada q.b
1 ou 2 curgetes (cerca de 1/2Kg
Ervas da Provença
1/2 brie (125g)
Azeite, sal e noz moscada q.b
Recheio 1
150g de cogumelos
Alho picado (2 a 3 dentes)
Orégãos
Molho bechamel q.B
Recheio 2
1 Cebola média
1 Cenoura
Polpa de tomate (cerca de 3+1 colheres de sopa)
Manjericão fresco ou 1 colher (chá) de pesto
E agora o modo de preparo:
- Corte a curgete em rodelas muito finas e leve-as a grelhar rapidamente em chapa aquecida, salpicando-as apenas com ervas da Provença.
- Salteie o alho num pouco de azeite, junte os espinafres, deixa saltear mais um pouco, junte os cogumelos laminados, deixe ao lume mais um pouco (apenas até os cogumelos perderem os aspecto seco), tempere com um pouco de sal, orégãos acrescente um pouco de molho bechamel, temperado com noz moscada, e reserve.
- Noutro recipiente, salteie a cebola, deixando alourar só muito ligeiramente (pretende-se que fique estaladiça) acrescente a cenoura picada (pode usar um robot de cozinha), deixe saltear mais um pouco (apenas 1 a 2 minutos) e acrescente a polpa de tomate. Tempere com um pouco de sal e manjericão ou pesto.
- Cubra o fundo de um tabuleiro que possa ir ao forno com molho bechamel e vá alternado camadas de rodelas curgete, o brie cortado fino, o recheio 2 e o recheio 2. Termine com uma camada de curgete coberta com um pouco de polpa de tomate e molho bechamel.
- Leve ao forno cerca de 15 minutos, findos os quais pode cobrir com queijo ralado deixando gratinar por mais 5 minutos aproximadamente.
Beijocas gostosas da vossa Epifânia
Sem comentários:
Enviar um comentário